Alois Alzheimer

A Mais Completa Biografia Ilustrada de Alois Alzheimer

O Portal de Conteúdo Sobre Alzheimer na Web Mundial

Biografia

Nascido em março de 1950 em São Paulo – Brasil, duas filhas, um filho, forma-se médico em 1974.

No começo de sua carreira dedica-se à cirurgia cardiovascular e logo depois em cirurgia geral oncológica por 3 anos em Hospital Escola especializado em câncer de adultos. Frequenta vários serviços de cirurgia em câncer no Brasil e no exterior culminando com sua pós-graduação no Saint Marks Hospital em Londres.

No seu cotidiano percebia, especialmente em pacientes idosos submetidos a cirurgia, que, por mais que a técnica cirúrgica fosse perfeita, vários pacientes apresentavam complicações pós-operatórias por falta de cuidados clínicos especializados para a faixa etária geriátrica, o que o fez interessar-se pelo assunto.

Sempre trabalhou em Medicina de Urgência, chefiando por mais de 20 anos várias equipes de Pronto-Socorro em grandes hospitais de São Paulo. Nessa época (1979) chefiava o serviço de pronto-socorro
de um dos maiores hospitais da Prefeitura de São Paulo e foi chamado para atender em um asilo uma emergência.

Encontrou um asilo católico gerido por religiosas (Assistência Vicentina de São Paulo) da Sociedade São Vicente de Paulo – sem assistência médica e com mais de mil pacientes idosos, uma grande parte com demência, um dos maiores do país, e decidiu se dedicar voluntariamente a assistir clinicamente esses pacientes.

De médico voluntário passou a Diretor Clínico e Administrativo por cerca de quatro anos e assim passa a dedicar-se profundamente ao estudo da geriatria e da gerontologia. Gradualmente foi afastando-se da cirurgia e dedicando-se à geriatria. Fez pós-graduação em Sistemas de Saúde e Administração Hospitalar (Fundação Getúlio Vargas) e com base nesses novos conhecimentos reestruturou a instituição para atender os pacientes internados com uma visão e abordagem multidisciplinar.

Passou a frequentar o mais antigo e conceituado serviço de geriatria no maior hospital universitário do país (Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo) e em 1984 presta concurso para obter o Título de Especialista em Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), sendo aprovado em primeiro lugar.

Nessa época inicia seu mestrado em saúde pública e é convidado a assumir o cargo de tesoureiro adjunto da SBGG capítulo São Paulo.

Nos anos seguintes assume o cargo de tesoureiro geral da SBGG – São Paulo e é eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia em 1996. Em 1991 publica seu primeiro livro para profissionais
e cuidadores (Doença de Alzheimer - Guia do Cuidador) que foi editado em espanhol em duas versões em convênio com a Universidade Católica de Santiago – Chile, 1995.

A partir do conhecimento das Associações de Alzheimer visitadas em vários países, em 1991, funda e preside por 8 anos a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), que hoje conta com mais de 6 mil famílias associadas em todo o território nacional.

Preside os dois primeiros Congressos Nacionais sobre a doença de Alzheimer. Assume a Secretaria Geral da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG Nacional) e é eleito seu presidente em 1995.

Ainda em 1995 é eleito Diretor da Seção de Ciência do Comportamento do Comitê Latino-Americano da International Association of Gerontology (COMLAT).

Escreve seu livro (Vamos Envelhecer Bem) voltado para a população leiga e publica uma cartilha para crianças (Envelhecer Bem).

Ainda em 1995, em fevereiro, preside o Primeiro Congresso Pan-Americano de Geriatria e Gerontologia e lança uma versão atualizada em espanhol da obra (Alzheimer Disease) e lança, como diretor, a revista científica Gerontologia, de circulação nacional, sendo a maior referência científica da especialidade na época.

Em 1996 funda e é editor chefe do Jornal Brasileiro de Doença de Alzheimer, revista científica, referência para profissionais e cuidadores em nível nacional.

Em 1997, como Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG Nacional, apresenta a inédita candidatura do Brasil para sediar o Congresso Mundial de 2005 no Rio de Janeiro, sendo eleito por 55 votos de Sociedades Científicas de vários países contra o Reino Unido, com 24 votos. Por três Congressos Mundiais de Geriatria e Gerontologia: Hungria- Budapest, 1993, Austrália-Adelaide, 1997
e Canadá-Vancouver, 2001, é convidado para ser o Chair e Convenor dos únicos e concorridos Simpósios sobre ‘Tratamento das Demências e da Doença de Alzheimer’ sendo, além de expositor, o responsável para convidar seus colegas especialistas de vários países, expoentes mundiais, para compor os Simpósios.

Publicou vários artigos em revistas científicas de renome e proferiu mais de 200 conferências no Brasil e no exterior. Foi Professor e Coordenador do curso de pós-graduação de geriatria de uma universidade privada em São Paulo (Centro Universitário São Camilo) e exerce sua especialidade em seu consultório particular em São Paulo.

CONSULTÓRIO /CENTRO DE PESQUISA
Av.Indianópolis,1005 -São Paulo-SP CEP:04063-001
Tel.: +55(011) 4306-4691 / 4306-1745- ceo@ccbrsp.com.br/ www.ccbr.com
(Emergências):11- 7299-1494- nortonsayeg@uol.com.br / www.alzheimermed.com.br
www.ccbr.com.br

 

 

Veja também:

Curriculum