Alois Alzheimer

A Mais Completa Biografia Ilustrada de Alois Alzheimer

O Portal de Conteúdo Sobre Alzheimer na Web Mundial

O Estudante de Medicina

 

Aloysius, filho do tabelião público (real) Eduard Alzheimer e de sua segunda esposa Theresia, irmã de sua primeira esposa, nasceu na madrugada de uma terça feira em 14 de Junho de 1864 em sua casa – Ochsenfurter Strasse 15 a - na Bavária, sul da Alemanha, na pequena cidade vinícula de Markbreit nos arredores de Würzburg.

Apesar da cidade ser predominantemente protestante Alois, como viria a ser conhecido, foi batizado pelo pároco de Würzburg,  Ignaz Ruland em sua própria casa e seu padrinho foi o vigário de Sulzfeld.
Sua casa natal descoberta em 1989 por Konrad Maurer e sua esposa Ulrike tornou-se atração turística.
Adquirida em 1995 pela empresa Eli Lilly foi restaurada e convertida em um pequeno museu e centro de convenções.

A Casa onde Nasceu Alzheimer

O Interior da  Casa de Alzheimer

 


Markbreit. Cidade Natal de Alzheimer

Alois teve dois irmãos, Karl e Johana.
Aos 10 anos de idade seus pais o enviaram a Ascheffenburg, para onde se mudaram posteriormente, onde iniciou sua educação secundária em um colégio de grande prestígio, formando-se com louvor em 1883.
No seu diploma foi anotado “Conhecimento superior em ciências naturais”.


Ascheffenburg

 

Já imbuído de alto espírito humanístico, nascido em uma família que tradicionalmente também tinha essa preocupação social com vários professores e padres mas não médicos, resolve estudar medicina .
No outono de 1883 ingressa na Universidade de Berlim iniciando seu curso de medicina. Foi aluno de eminentes professores, pois Berlim era a Meca da medicina naquela época.

Universitätmedizin Charité - Berlim

 

Em 1884 transfere-se para a Universidade de Würzburg iniciando seus primeiros passos no campo da histologia e do uso do microscópio do qual nunca mais se afastaria.

Foi aluno do famoso patologista e anatomista Heinrich Wilhelm Gottfried Waldeyer – Hartz (1836 – 1921) que posteriormente cunhou o consagrado termo “neurônio”.

Continuou seu curso médico (1886 – 1887) em Tübigen, cidade tipicamente universitária perto de Stuttgart, onde apresentaria o caso que o faria respeitado e conhecido mundialmente.

 


Universidade de Tübingen



 
Tübingen

Finalmente decide, por sua paixão pelo fantástico mundo do microscópio, formar-se em Würzburg diplomando-se médico em maio de 1888 na – Julius-Maximilians – Universität.

Julius-Maximilians-Universität


A Universidade de Medicina de Alzheimer

 

Apresenta sua tese de doutorado em 1888:

 

Tese de Doutorado (original)

 “Sobre as Glândulas Ceruminosas do Ouvido”

Escrita sob a orientação do fisiologista e histologista suíço Rudolf Albert von Kolliker (1817 – 1905), mergulhando definitivamente no estudo de microscopia, uma paixão que iria cultivar em toda sua carreira.

Ainda em 1888 presta concurso estatal é aprovado e recebe licença para clinicar.

 

Veja também:

O Médico

O Psiquiatra do Microscópio

A Primeira Paciente August D.

O Segundo Paciente Johann F.

Sua Época - História Ilustrada da Neurociência

Grandes Vultos da Neurociência - Galeria

Sua Vocação - História Mitológica de Medicina

Famosos e Doença de Alzheimer

Suas Obras, Suas Conquistas, Seu Legado